terça-feira, dezembro 28, 2004


"false mirror" René Magritte  Posted by Hello

Não me venhas dizer que não sabias...
Tens-te esquecido de dizer "olá" ao espelho?

Foi natal há dois dias e ainda sinto o cheiro do bolo-rei que nem comi. Tenho uma prima com quatro anos, passei o natal com ela e com outras pessoas que neste momento pouco importam - o natal é das crianças, assim fizeram com que fosse.
Foi natal há dois dias e ainda tenho a barriga aos trambulhões com a náusea que todo o fantochismo do ritual (não tão tradicional como comercial) me provoca. Antes era diferente, quando era eu quem tinha quatro anos....era tudo tão a mesma coisa e tudo tão diferente...eu era tão igual ao que sou mas sem idade para SER, sem náuseas ou sorrisos conformados...só acções conformistas.

Mas não gosto de ficar assim. Só tenho esta vida e irrita-me olhar para a mágoa com que vejo os brilhos das ruas e as agitações dos corpos. Passo acima, passo abaixo.

Estou completamente escondida numa rua do Porto onde hoje o mundo converge em gritarias de passadas tropeçadas. Aqui ninguém me vê, exactamente no meio da rua. As montras são-me periféricas, por isso sei que sou a última coisa para onde vão olhar. Aliás, eu sou gente...e isso por si só é bastante para que não me vejam.

Amanhã é natal e vou passá-lo com a minha prima. Ela tem quatro anos e não sei se hoje alguém lhe disse "olá" no espelho.
Amanhã, perto da meia noite, vão inventar que existe um pai natal vermelho-capitalizável (irónico, não?) que traz prendas aos meninos. Ou por outra, vão inventar que as prendas foram trazidas (sempre me fizeram acreditar que a acção protagonista existe no sujeito: "as prendas foram trazidas").

E o pai natal? Nunca me disse "olá".
Nem nunca ficou sentado ao meu lado, no meio da rua.

É isso que me dá náusea (não só isso, mas também): se o velhote aqui estivesse comigo ninguém o iria ver, ou por outra, talvez o olhassem e em última hipótese podia ser que lhe perguntassem se já tinha as prendinhas todas...

Mas amanhã é natal, e vou fazer o que manda a tradição... vou sorrir quando a minha prima abrir os presentes em euforia.

Foi natal há dois dias e ainda sinto náuseas por dentro. Ninguém viu o por do sol, ninguém deu a aurora a ninguém. Nem eu.

Tens-te esquecido de dizer "olá" ao espelho?

Não me venhas dizer que não sabias...que nunca pensaste que aquele eras tu.
Foi natal há dois dias, lembraste de mim sentada contigo no meio da rua? Ninguém nos viu?
Também, aposto que não trazias nenhum espelho contigo para poderes dizer "olá".


27.12.04
*Mó

1 comentário:

SoNie disse...

tens mt bom gosto .. não so pela maneira como escreves..mas pelas imagens q aki colocas!! Nseise tas em alguma área ligada às artes... mas se estás este blog comprova q tens mta aptidão|!! ***